O novo ciclo de alta na SELIC e seus efeitos no fluxo de investimentos e no câmbio

Na data de ontem, o Copom elevou a taxa básica de juros – a taxa Selic – para 2,75% ao ano, o primeiro movimento de alta em 6 anos, reflexo da instabilidade inflacionária e dos fundamentos econômicos de forma geral, muito em virtude das dificuldades e incertezas econômicas provocadas pela Pandemia.

A cada elevação da taxa Selic, a oferta de crédito deve se ajustar à demanda que gradualmente se reduz, em virtude do natural aumento das taxas para empréstimos a patamares menos atrativos para o potencial tomador de crédito. Isso gera expectativa por parte dos agentes econômicos, que buscam equilibrar a manutenção de um consumo já fragilizado com uma inflação perigosamente crescente – a chamada estagflação.

Por outro lado, na ponta do investidor, trata-se de uma nova onda de realocações e apostas em um ciclo consistente de altas da taxa básica. Traçar diferentes estratégias para preservar a rentabilidade e a performance sobre o capital investido está na ordem do dia. Um estudo mais aprofundado sobre as oportunidades que o mercado oferece anda é necessário, garantir diversificação de portfólio, com produtos que tragam o melhor equilíbrio entre o retorno desejado e o risco tolerado.

Tudo isso deve provocar uma retomada de investimentos internacionais no Brasil, pois com a taxa básica remunerando melhor o investidor, o Risco Brasil passa, aos poucos, a valer a pena novamente. Com a entrada maior de dólares no país e o consequente aumento da oferta, o fluxo econômico oferta-demanda se encarregará de estacionar a cotação do dólar em patamares mais aceitáveis, vistos no final de 2020 por agora. E, à medida que novas altas sejam identificadas, a tendência é de termos reduções que acompanhem este movimento.

Aproveite a melhora da Taxa Selic e a cotação do Dólar ainda em patamares altos e traga seus dólares para casa. Procure seu assessor de investimento e faça seu câmbio conosco. A Câmbio Online, nossa plataforma de remessas expressas proporciona agilidade, segurança e TARIFA ZERO nas transações de até 10 mil dólares. Clique e conheça mais: www.cambioonline.com.br.

Além disso, estamos preparados igualmente para apoiar nossos parceiros na viabilização de operações de investimento no exterior de maior volume, com toda a segurança e consultoria do experiente time da Frente Corretora.

Thayna Luany

Thayna Luany

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Envie dólar australiano e canadense pela Câmbio Online
A partir de hoje (19), a Câmbio Online conta com o envio do dólar australiano (AUD) e o dólar canadense...
Como e por que estudar na Austrália?
A Austrália é um dos melhores lugares para quem deseja fazer intercâmbio, por oferecer uma excelente...
IOF: O que é, quanto e quando é cobrado?
O IOF é imposto que está presente em operações financeiras comuns do nosso dia a dia como, um financiamento,...