ACH ROUTING NUMBER, ABA ROUTING NUMBER, CÓDIGO SWIFT, IBAN 

 

VOCÊ CONHECE TODOS OS CÓDIGOS NECESSÁRIOS PARA A SUA REMESSA?

 

Com a nossa plataforma SIMPLE, tudo fica mais fácil na hora de fazer a sua remessa. O cadastro é rápido e simples, os custos baixos, tudo funciona. Mas é necessário conhecer os dados necessários para fazer a sua remessa com tranquilidade.

 

Mas, concluir uma remessa vai muito além dos dados da conta corrente lá fora. É importante ter à mão estes números para garantir que tudo corra sem problemas.

 

Aqui, vamos te mostrar como é fácil fazer isso.

 

ACH ROUTING NUMBER

 

ACH Routing Number é o código que se usa nas transferências eletrônicas de dinheiro dentro dos EUA. ACH significa Automated Clearing House, o que pode ser interpretado como uma rede de câmaras de compensação bancárias, que encontra semelhança na Câmara Interbancária de Pagamentos do Brasil.

 

Por meio dos ACHs os bancos dos EUA processam as suas transferências locais, o que seria equivalente ao sistema brasileiro que processa as nossas TED, DOC e pagamentos de boletos.

 

O ACH Routing Number tem 9 dígitos, que deve identificar o banco e o conjunto de agências onde a conta que vai receber a transferência local se encontra. Ele é diferente do ABA Routing Number, utilizado para transferências internacionais.

 

Como encontrar o ACH Routing Number?

 

O ACH Routing Number é disponibilizado pelo banco ao seu cliente. Desta forma, caso seja necessário enviar dinheiro para uma conta e você precisar do respectivo código ACH, deve solicitar ao beneficiário da transferência.

 

Esta informação também fica disponível no site ou no talão de cheques dos respectivos bancos, conforme exemplo abaixo do Bank of America.

 

 

Bank of America

 

O Bank of America tem um Perguntas e Respostas sobre ACH Routing Numbers em seu site, com o código ACH de cada estado.

 

•  Clique na pergunta “How I find my routing number?” Aparecerá o código de Nova York. Se for necessário trocar clique em “change state”.

• O ACH Routing Number estará descrito como “Electronic payment”. Vale sempre lembrar que ele é diferente do ABA Routing Number.

 

Chase

 

O Chase disponibiliza em seu site uma lista de ACH Routing Numbers de todos os estados norte-americanos. Basta procurar o estado de destino da transferência para encontrar o ACH que procura.

 

Wells Fargo

 

O Wells Fargo é um banco bem conhecido nos EUA e também disponibiliza no seu site um serviço de busca de ACH Routing Numbers.

 

• Na primeira pergunta: escolha Routing Number

• Na segunda pergunta, o número que será usado para wire transfer: escolha No

• Na terceira pergunta: indique o tipo de conta de destino

• Na quarta pergunta: indique o estado que a conta foi aberta

 

ABA ROUTING NUMBER

 

O ABA Routing Number é o código de identificação dos bancos dos EUA. Cada banco tem um número e este número muda de Estado para Estado. É o equivalente aqui no Brasil ao número dos bancos que usamos nas transações de DOC, TED, etc

 

Onde encontro o ABA Routing Number?

 

Há algumas formas para encontrar o ABA ou ACH Routing Number de um banco. No talão de cheques, no acesso online do banco ou pelo site da American Bankers Association.

 

Para procurar pelo código ABA de um banco, clique aqui. Você vai precisar do nome do banco, cidade, estado e CEP (Zip Code nos EUA).

 

IBAN

 

International Bank Account Number (IBAN) é o código de identificação de contas para transferências internacionais.

 

O IBAN é um padrão de identidade internacional de contas bancárias, regido e convencionado pela ISO 13616. Tudo registrado perante a Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT).

 

O Banco Central do Brasil estabeleceu, a partir da Circular Nº 3.625 de 2013, que o IBAN deve ser usado para fazer transferências internacionais de recursos para contas bancárias mantidas no Brasil.

 

Desta forma, as instituições financeiras devem fornecer a seus clientes a respectiva identificação da conta no formato IBAN, em resposta a qualquer demanda.

 

Os bancos também devem acatar as transferências recebidas usando o referido código, de maneira obrigatória.

 

O IBAN é composto por 29 caracteres, divididos da seguinte forma:

 

• 2 caracteres alfanuméricos: Correspondem ao código do País;

• 2 dígitos verificadores: Que estão na faixa de faixa de 02 a 98;

• 8 caracteres numéricos: Se referem à identificação da instituição financeira (ISPB);

• 5 caracteres numéricos: Correspondem à identificação da agência bancária (sem o dígito verificador);

• 10 caracteres numéricos: Equivalem à numeração da conta bancária do cliente, incluindo o dígito verificador;

• 1 caractere alfanumérico: Se refere ao tipo de conta;

• 1 caractere alfanumérico: Identificação do titular da conta, pela ordem da listagem de titulares (sendo “1” usado para primeiro ou único titular, “2” para o segundo titular…até o número 9. Depois, se usa a letra “A” para o décimo titular, e assim por diante, seguindo de “A” a “Z” para os titulares a partir do décimo).

 

 

 

Códigos SWIFT/BIC

 

O que é um código SWIFT/BIC?

 

O código SWIFT — também chamado de número SWIFT — é um formato padrão para códigos BIC (Bank International Code).

 

Este código é usado para identificar bancos e instituições financeiras no mundo inteiro, que informa quais são as instituições e sua localização. Por ser mais bem definido como um código internacional bancário.

 

Estes códigos têm como finalidade padronizar e normatizar transferências de dinheiro entre bancos, mais precisamente em transferências internacionais. Os bancos também usam esses códigos para trocar mensagens diversas.

 

O SWIFT é frequentemente usado em transações financeiras internacionais, como por exemplo no caso de criação de uma conta Adsense e receber pagamentos referentes aos trabalhos de publicidade do Google ou ainda para enviar ou receber dinheiro de contas estrangeiras.

 

Em todos os casos, é necessário preciso informar o código do banco para validar a transferência dos recursos.

 

Para descobrir o código SWIFT de seu banco entre em contado com a agência. Caso queira fazer eletronicamente, também é possível consultar no site The SWIFT Codes Brasil

 

O Formato do código SWIFT/BIC.

 

O código SWIFT/BIC possui entre 8 e 11 caracteres que identificam o seu país, cidade, banco e agência.

 

  • Código do banco A-Z

4 letras: Representam o banco. Similar a uma abreviação do nome do banco.

 

  • Código do país A-Z

2 letras: Representam o país em que se encontra o banco.

 

  • Código de localização 0-9A-Z

2 caracteres compostos por letras ou números: Indicam a sede do banco.

 

  • Código da Agência 0-9A-Z

3 dígitos: Especificam a agência.

 

 

Quando é necessário usar o código SWIFT/BIC?

 

Se estiver enviando ou recebendo dinheiro do exterior e esta transação entre bancos – casos de transferências bancárias internacionais ou pagamentos – será necessário usar um código SWIFT. Os códigos SWIFT ajudam os bancos a identificar origem e destino dos recursos, além de processar transferências do exterior com maior segurança.

 

Baixar Ebook