A Austrália é um destino recorrente na hora de viajar, além de estar na lista da maioria dos estudantes que desejam fazer intercâmbio. Por isso, saber em quais países a moeda é aceita e ter conhecimento sobre as diversas formas de levar dinheiro para Austrália é essencial para a organização da sua viajem.

 

O dólar australiano, com a tradução em inglês, Australian dólar, é representado pelo código AUD, por isso, ao consultar a cotação você identificará na maioria das vezes pelo código. A sua origem é desde 1966 com uma característica atrativa para os estrangeiros – a nota é de plástico, ou seja, dificilmente se rasga, podendo até ser molhada.

 

Assim como no Brasil, temos o real representado por R$, o símbolo da moeda da Austrália é AU$. E o valor do dólar australiano é menor comparado ao dólar americano, e maior referente ao real (R$).

 

Nota do dólar australiano

 

 

 

Quais países utilizam o dólar australiano?

 

Uma dúvida que pode surgir ao decorrer das pesquisas sobre o dólar australiano, é se existe mais países que usam a moeda. Além da Austrália, a República de Nauru, também possui o AUD como moeda oficial do país, já que não possuem moeda própria.

 

Ainda dentro da Austrália, o Território Antártico Australiano tem o dólar australiano como moeda oficial, sendo a Ilha Christmas ou Ilha do Natal, as Ilhas Cocos, a Ilha Heard e Ilhas McDonald e a Ilha Norfolk, assim como os arquipélagos independentes de Quiribati e Tuvalu, no Pacífico.

 

 

 

Como comprar dólar australiano?

 

O recomendado é comprar o dólar australiano ainda no Brasil, pois a taxa cobrada por um operador de câmbio é menor do que a margem em cima do dólar americano cobrado pelos operadores na Austrália ou Nauru. Além disso, são diversos formatos disponibilizados para levar dinheiro para a sua viajem.

Vamos te mostrar todas as possibilidades e como funciona cada uma:

 

 

 

Dinheiro em espécie

Também chamado de papel moeda, é a maneira mais barata para comprar o dólar australiano, já que a cobrança de IOF (imposto sobre Operações Financeiras) é de 1,1% – essa porcentagem varia conforme o tipo de operação escolhido, por exemplo, um outro tipo é a transferência eletrônica, confira todas as porcentagens de IOF e escolha a melhor para você.

 

Para adquirir o papel moeda, é necessário entrar em contato com alguma corretora de câmbio – algumas se destacam por ter esse serviço online –, realizar a solicitação e cadastro e retirar em alguma casa de câmbio ou aguardar o recebimento no endereço que desejar.

 

 

 

Cartões de crédito

Há uma variedade grande de estabelecimentos que aceitam cartões de crédito e débito, portanto, o cartão deverá ser internacional. É essencial alinhar com o banco com antecedência, sobre o período e destino da viagem, para evitar que o cartão seja bloqueado por considerarem haver movimentações suspeitas.

 

Agora, ter esse serviço com o branco traz muitas desvantagens para o seu bolso, como o IOF alto, uma taxa cobrada em cada saque e o câmbio utilizado na conversão do dólar australiano para o real será o que estiver vigente no dia de pagamento da fatura.

 

 

 

Cartões pré-pagos

Os cartões pré-pagos funcionam como vouchers recarregáveis, ou seja, você emite ainda no Brasil, e todas as vezes que desejar, é possível realizar uma transferência da sua conta bancária do Brasil para a conta da corretora de câmbio, assim ela fará para o cartão em mãos.

 

Além disso, ele é utilizado como cartão débito, com as funcionalidades de realizar pagamentos direto na maquininha de cartão ou fazer saques em caixas eletrônicos, mesmo que está sujeito a taxas, vale mais a pena que o cartão internacional.

 

Optar por esse serviço traz mais segurança na locomoção do dinheiro, indicado principalmente para levar grandes quantias.

 

 

 

Compre dólar australiano com a Câmbio Online

 

A Câmbio Online disponibiliza todos os formatos de pagamento para que você escolha qual é a melhor opção para cada tipo de viagem.

 

Para cartões pré-pagos, temos como parceira a Visa Travel Money, que atua em mais de 200 países em todo o mundo. Além de temos a taxa de 1,2% comparada a 3% que pode chegar até 4% cobradas pelos bancos.

 

Conheça os valores e diferenciais da Câmbio Online, entre em contato com a gente.

 

 

 

Dólar australiano hoje

 

O valor de compra do seu dólar australiano depende de vários fatores, por isso, existe a importância em acompanhar diariamente a cotação, para realizar a compra ou a venda no melhor custo-benefício. A cotação é transmitida em tempo real, e pode trazer quedas e altas no mesmo dia.

 

Para facilitar a sua busca, a Câmbio Online possui uma página de cotação neste mesmo site, salve no seu navegador e acesse aqui diariamente.

 

 

Ficou alguma dúvida referente ao dólar australiano? Mande aqui nos comentários.