Fazer intercâmbio é um sonho para muitas pessoas.

Estudar em outro país, aprender um novo idioma, conhecer pessoas de diversas partes do mundo, conhecer uma nova cultura, viver sozinho, enfim, são muitos os aprendizados e benefícios. Tudo isso, além de unir o entretenimento de uma viagem para o exterior com a experiência de uma troca de informações.

Agora, uma série de outras perguntas podem surgir são:

– Quais os destinos mais interessantes e acessíveis para intercâmbio?

– Quanto tempo ficar?

– Onde me hospedar?

– Como me manter por lá financeiramente?

Tudo isso depende de cada pessoa e dos objetivos associados a este intercâmbio.

Conheça alguns destinos sugeridos e um resumo sobre pontos importantes de cada um:

1. Estados Unidos

Os Estados Unidos ainda são o destino mais procurado, apesar de não ser o mais barato. São dezenas de destinos interessantes para intercâmbio, com diversos tipos de cursos, desde idiomas até extensão, passando por graduação, MBA e muitos outros.

São muitos os lugares para conhecer nos EUA, mas dentre as principais cidades para intercâmbio estão Nova York, Miami, Boston, Los Angeles, Honolulu e São Francisco.

Os preços variam de acordo com o tipo do intercâmbio, a idade do aluno e o tempo de permanência;  Importante reforçar que, para quem pretende fazer um curso de período integral e que ofereça crédito acadêmico ou profissional, será necessário tirar um visto americano específico de estudante, chamado de F-1. Já para intercâmbio conhecido como summer job ou estágio de universitários, é necessário o visto J-1.

USA – Harvard University

2. Canadá

O Canadá possui um estilo de vida parecido com o Americano, porém menos burocrático e mais acessível, com ótima qualidade de vida. Só é necessário aguentar um pouco mais de frio.

Por estas razões, o país se torna uma alternativa bastante atrativa para quem pretende fazer um intercâmbio com boa relação custo-benefício. Para quem pretende se aprofundar em idiomas, existe um benefício interessante que é o fato de existirem 2 idiomas oficiais – o francês e o inglês – então você pode acabar por aprender os dois. Além disso, o Canadá é mais aberto a oferta de empregos a estrangeiros, o que pode resultar em uma permanência de mais tempo.

As cidades canadenses procuram estrangeiros para preencherem vagas de trabalho.

Se você fizer um intercâmbio por lá, pode encontrar oportunidades no mercado de trabalho local, em cidades como Toronto, Vancouver e Montreal, considerados os principais destinos para intercâmbio por lá.

CANADA – University of Toronto

3. Reino Unido e Irlanda

Londres é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros para intercâmbio, apesar de um dos mais caros. Com o fato de ter muitas instituições de ensino tradicionais e a libra ser muito mais valorizada do que a nossa, o custo pode ficar bem salgado.

Importante reforçar que o inglês falado por lá, chamado de original, tem um sotaque que muita gente considera mais elegante, porém mais difícil aos nossos ouvidos, acostumados com o estilo norte americano de pronúncia.

Agora, para quem estudou um pouco de inglês britânico no Brasil, acaba por ser a melhor opção. Uma sugestão mais acessível e próxima, está uma cidade que se tornou referência no intercâmbio: Dublin. A capital da Irlanda é muito receptiva e se acostumou a receber estrangeiros, além de ter a sede europeia de diversas empresas de tecnologia. E tudo por lá é mais barato.

IRLANDA – Dublin Trinity College

4. Austrália e Nova Zelândia

Estes países da Oceania são bastante parecidos entre si. Além de próximos um do outro, têm boas praias e a qualidade de vida também muito convidativas, tudo que o brasileiro gosta.

O nível educacional e a infraestrutura são excelentes. O continente se tornou um destino perfeito para o intercâmbio por parte dos brasileiros, tanto para estudar como para trabalhar.

O intercâmbio é muito difundido e consolidado nestes países — importante lembrar que deve tudo ser feito através de uma escola homologada pelo governo local e que o respectivo um curso tenha pelo menos 14 semanas. No caso de emprego, o estudante pode trabalhar no máximo 20 horas por semana

AUSTRALIA – University of Sydney

5. África do Sul

Talvez você não tenha pensado em ir para a África fazer um intercâmbio, mas saiba que pode ser uma grande oportunidade. A África do Sul é um destino excelente para quem pretende fazer intercâmbio, não apenas pelo custo, que costuma ser mais baixo do que nos outros destinos, mas pelo fato de ter ótimas instituições de ensino com bons preços, tanto na Cidade do Cabo quanto em Johanesburgo.

Além de boas oportunidades para estudar, existem diversos programas de voluntariado que podem transformar o seu intercâmbio em algo muito maior, com uma experiência inesquecível. Trata-se de uma oportunidade incrível de conhecer uma realidade totalmente diferente e fazer a diferença em causas humanitárias.

SOUTH AFRICA – University of Cape Town

6. Malta

Neste pequeno conjunto de três ilhas banhadas pelo Mar mediterrâneo e com muita história, é possível estudar inglês, com um custo bem menor que em outros países europeus.

Com um valor a partir de 300 euros mensais, é possível pode alugar um pequeno apartamento. O valor de hospedagem pode ainda diminuir para quem optar se hospedar em uma casa de família.

Malta apresenta como vantagem crucial, um custo de vida mais baixo que o do Brasil. Ou seja, você mantém seu padrão de vida de forma confortável e ainda pode conhecer outros países europeus que estão muito próximos.

MALTA – American University of Malta

7. Espanha

Sempre lembrada como um ambiente festivo e vibrante, a Espanha também tem aspectos muito positivos para intercâmbios. Entre eles se destacam a qualidade de ensino (Com potenciais as bolsas de estudo) e o grande número de universidades reconhecidas em todo o mundo.

Os intercambistas podem aproveitar para aprender o Espanhol visitando diversas partes do país, que tem ampla malha ferroviária e rodoviária. É possível conhecer as riquezas culturais de toda a Espanha, suas belas praias e ilhas. Tudo isso com um clima bem similar ao nosso na maior parte do ano.

Escolhido o destino e com as passagens compradas, existe muitas coisas para fazer, como abrir sua conta corrente por lá para poder movimentar dinheiro de forma fácil e rápida. Com ela, você ode fazer suas remessas da Cambio OnLine de forma rápida e segura. Desta forma, você terá um intercâmbio tranquilo e com foco apenas no que interessa. Aprender!

ESPAÑA – Universidad de Alcalá

Seja qual for o seu destino, compre sua moeda com a gente!