Como e por que estudar na Austrália?

A Austrália é um dos melhores lugares para quem deseja fazer intercâmbio, por oferecer uma excelente qualidade de vida e contar com as melhores instituições de ensino reconhecidas mundialmente. Além disso, as paisagens são marcantes e o clima é muito similar ao brasileiro, proporcionando mais comodidade para o estudante.

Em setembro, foi divulgado a quinta edição da Pesquisa Selo Belta 2020 sobre o mercado brasileiro de intercâmbios e estudos no exterior, baseado no ano passado (2019). Foram apontados dados que confirmam as expectativas dos estudantes em cada país e o idioma de maior interesse. E por sinal, a Austrália encontra-se entre os países mais procurados pelos alunos na hora de realizar o intercâmbio.

O governo australiano assegura a qualidade de ensino com base na Lei de Serviços Educacionais para Estudantes Estrangeiros e o Código nacional de Boas Práticas para todas as instituições de ensino que formam estudantes estrangeiros, ou seja, são disponibilizados mais de 20 mil cursos de idiomas em mais de 1.200 instituições para que o aluno tenha muitas maneiras de alcançar o seu objetivo.

Na hora de escolher o destino, a grande variedade de universidades que a Austrália oferece, acaba sendo o motivo decisor do estudante. Já que o intercâmbio tem um papel muito importante na formação pessoal e profissional de uma pessoa, além de desenvolver as práticas no idioma.

Por que fazer intercâmbio na Austrália?

Além de ser um local encantador, a infraestrutura e sociedade australiana chama a atenção de qualquer estrangeiro. Conheça os motivos para fazer um intercâmbio na Austrália:

Trabalho: grande facilidade de ingresso no mercado de trabalho, além de ter muitas oportunidades. Outra vantagem, é que o estrangeiro pode trabalhar legalmente, mesmo com o visto de estudante;

Ensino: considerado um dos melhores do mundo, as instituições são as mais almejadas dos intercambistas por proporcionar um ensino de qualidade;

Visto: ao decorrer, pode ser que os planos mudem, então você tem a possibilidade de estender o visto de estudante ou até mesmo alterá-lo para o visto de trabalho;

Qualidade de vida: a infraestrutura e segurança são um dos pontos mais fortes do país, por ser uma país moderno e desenvolvido, não é por coincidência que é considerado um dos melhores locais para viver.

Diversidade cultural: o clima e a natureza, chamam a atenção de muitos estudantes de diferentes nacionalidades e imigrantes, por isso há uma grande diversidade cultural – ponto que traz uma boa adaptação dos brasileiros;

Cidades: são diversas cidades para cada tipo de gosto;

Processos: conhecida por ser eficiente nos processos básicos e na obtenção do visto – o que facilita os processos de intercâmbio.

Como funciona o intercâmbio na Austrália?

Ao planejar o seu intercâmbio, o primeiro passo é saber sobre os processos, custos e documentos necessários para não contar com surpresas.

Dica: faça pesquisas sobre os custos na cidade que irá escolher e escolha parceiros que torne especial essa experiência.

Checklist de ações que precisará resolver:

– Escolha a cidade;

– Escolha uma instituição de ensino e curso;

– Realize a matrícula;

– COE (Confirmation of Enrolment) – documento oficial que comprova a matrícula emitido pela instituição educacional;

– Escolha qual tipo de visto se enquadra na sua posição (trabalho e estudo, ou somente estudo) – importante ressaltar que, a Austrália possui flexibilidade na alteração desse visto posteriormente;

– Compra da passagem Aérea;

– Local de moradia;

– Seguro de saúde – um serviço obrigatório que o estudante tem que adquirir;

– Documentos exigidos pela embaixada da Austrália para o visto;

– Exame médico com os médicos credenciados pela embaixada – cabe para o visto de estudante;

– Manutenção de residentes – levar dinheiro via cartão pré-pago.

Para obter uma boa experiência na resolução dos processos burocráticos citados acima, é fundamental contar com empresas que lhe traga o melhor custo-benefício e funcionalidades que agreguem na sua viagem.

Lembre-se, um dos grandes diferenciais da Austrália é o fato do estudante poder trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas não é garantido que consiga um emprego de imediato, por isso, é importante realizar uma remessa internacional – caso já tenha uma conta internacional, ou para quem não possui, é recomendado levar um cartão pré-pago recarregável. Vale a pena conhecer as vantagens desse serviço pela Câmbio Online!

Qual é o valor de um intercâmbio na Austrália?

Os valores de curso são cobrados por semana, e varia conforme a escolha da instituição de ensino, local de moradia – se irá morar na casa de família e trabalhará lá ou alugar, há também a locomoção e alimentação.

Porém, o valor estimado do curso de inglês é de AUD $ 195 a AUD$ 390 (AUD = Dólar australiano) por semana.

Como pagar por um intercâmbio?

A forma de pagamento mais praticada no mercado para o intercâmbio, é por meio de uma transferência eletrônica – conhecida como, remessa internacional – ou o pagamento por papel moeda. A compra do papel moeda (AUD – dólar australiano) e a remessa internacional são serviços que a Câmbio Online já faz há bastante tempo, e o melhor é tudo feito online.

Conheça mais sobre a Câmbio online, acesse nosso site.

Maria Clara

Maria Clara

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

IOF: O que é, quanto e quando é cobrado?
O IOF é imposto que está presente em operações financeiras comuns do nosso dia a dia como, um financiamento,...
Onde o dólar australiano é aceito?
A Austrália é um destino recorrente na hora de viajar, além de estar na lista da maioria dos estudantes...
Quais são os fatores que fazem o dólar cair e ficar em alta?
Diariamente o dólar apresenta variações no seu preço, por conta de diversos fatores na economia que impactam...